Conheça a equipe

Ananda Carvalho
coordenadora do projeto

Professora Adjunta no Departamento de Artes Visuais da UFES, crítica de arte e curadora; doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Sua área de pesquisa concentra-se na arte contemporânea com ênfase em curadoria e processos de criação de exposições.  É coordenadora da GAP-UFES.

Daniel Hora

co-coordenador do projeto

Professor adjunto do Departamento de Artes Visuais da UFES e Professor do PPGA-UFES. Obteve mestrado e doutorado em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília. Atua nas áreas de teoria e crítica de arte, tecnologia e mídia, com ênfase em práticas e estudos relacionados à estética pós-digital, cultura hacker, código aberto e generatividade. 

Igor Degobi

bolsista proEX

Graduando em Licenciatura em Artes Visuais pela UFES. Artista visual e pesquisador atuante transversalmente no campo das artes plásticas, cinema, filosofia e educação. Estuda a espectatorialidade fílmica, projeções experimentais e noções afetivas ligadas a lugar não-lugar em seus trabalhos.

Luiz Will Gama

ex-bolsista proEX

Graduando em Artes Visuais pela UFES.

É fotógrafo, artista visual, produtor audiovisual, editor e pós produtor de vídeo. Desenvolve atualmente pesquisas independentes na área da fotografia analógica, processos alternativos e arte sonora. 

Ana Lucia Poubel Batal

aluna da graduação

Graduanda no curso de Artes Plásticas, na Universidade Federal do Espírito Santo onde atualmente participa do GPCEAr – Grupo de Pesquisa em Criatividade, Educação e Arte, e desenvolve pesquisa teórica na temática: A memória e a imaginação nos processos de criação.

Danielly Tintori
aluna da graduação

Estudante do curso de graduação em Artes Plásticas na Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como monitora no CEI CRIARTE UFES e atualmente participa do GEPAEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte na Educação Infantil.

Flávia Dalla Bernardina

aluna da pós-graduação

Advogada, graduada pelo Centro de Ciências Sociais de Vila Velha. Atuação especializada em Propriedade Intelectual, com ênfase em direitos autorais e marcas. Especialização em Arte e Cultura, pela Universidade Cândido Mendes. Escritora. Mestranda em Artes Visuais pelo PPGA-UFES.

Jefferson Sarmento da Silva

integrante externo

Possui graduação em Artes Plásticas Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Foi estagiário de Artes Plásticas no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Cursou Técnico em Programação de Jogos Digitais pelo C.E.E.T. Vasco Coutinho.

Jéssica Dalcolmo de Sá

aluna da pós-graduação

Mestre em Estudos em História, Crítica e Teoria da Arte do PPGA-UFES. Bacharela em Museologia pela UFOP. Tem experiência na área de Museologia em arcabouço teórico-metodológico interdisciplinar, com ênfase em: musealização da arte contemporânea; documentação; história de arte; curadoria; sociomuseologia; patrimônio cultural e museografia.

Julia Rocha Pinto

professora integrante (DLCE-UFES)

Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto, Mestre em Artes e Educação pela UNESP e Licenciada em Artes Plásticas pela UDESC. É professora da UFES. Pesquisa as diversas instâncias do ensino da arte na contemporaneidade enquanto coordena o Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo - NAVEES e o Grupo de Pesquisa Entre - Educação e Arte contemporânea.

Larissa Megre

aluna da graduação

Estudante do curso de graduação em Artes Visuais. Atualmente faz Iniciação Científica dentro do eixo de pesquisa "Exposições Feministas: O processo curatorial como construção coletiva".

Lília Márcia Pessanha

aluna da pós-graduação

Mestre em Artes na linha de pesquisa em História, Teoria e Crítica de Arte pela UFES. Estuda o campo imagético e o processo criativo no âmbito contemporâneo nas obras do artista Cao Guimarães. Possui graduação em Fotografia. Atuou como pesquisadora do Programa de Bolsa de Iniciação Científica da UVV na área de Fotografia.

Lindomberto Ferreira Alves

aluno da pós-graduação

Mestrando em Teoria e História da Arte pela UFES, Licenciado em Artes Visuais pela UNAR/SP e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela FAUFBA. Artista visual, arquiteto urbanista, educador, pesquisador, crítico de arte e curador independente. É curador independente na Galeria Corredor - Studio ETÁ

Marcos Vinicio Graminha

aluno da graduação

Graduando de artes plásticas bacharelado e foca seus estudos em criatividade e curadoria em artes. Atualmente atua no projeto de extensão Oficina Criativa Neverland Day.

Ludiane Reinholz

aluna da graduação

Estudante do curso de graduação em Artes Plásticas na UFES. Atua na seção educativa e reserva técnica da Galeria de Arte Espaço Universitário, participando da mediação, estratégias de mediação, desenvolvimento de material educativo, catalogação e acondicionamento de obras.

Michele Medina

aluna da graduação

Graduanda em Artes Plásticas pela UFES. Realiza pesquisas em curadorias contextuais e História das Exposições em Vitória (ES). Bolsista PIIC/UFES 2018/2019 e 2019/2020. Conselheira, representante da Câmara Cultural de Arte Contemporânea, no Conselho Municipal de Política Cultural de Cariacica (ES) para o biênio 2019/2021.

Marcos Martins

professor integrante (DAV-UFES)

Professor no Centro de Artes da UFES e Doutor em Poéticas Visuais (ECA/USP). Artista visual e arquiteto, aborda em suas poéticas as relações do corpo com o espaço por meio de performances, intervenções urbanas e instalações.

Samylla Oliveira Mendes

aluna da graduação

Cursa Artes Plásticas na UFES desde 2018. Integra o ateliê de pintura e se interessa por pesquisa em curadoria e em diferentes técnicas artísticas de desenho, pintura, gravura e multimídias.

Yiftah Peled

professor integrante (DAV-UFES)

Artista etc. É professor/pesquisador do Departamento de Artes Visuais na UFES, na qual participa dos grupos de pesquisa Práticas e Processos da Performance (3P) e Diálogos entre Sociologia e Arte (DISSOA). Foi coordenador da GAP-UFES e atualmente coordena o espaço independente ContemporãoSP.