Quem somos

O site Plataforma de Curadoria é uma ação do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria da Universidade Federal do Espírito Santo. Com coordenação dos professores Ananda Carvalho e Daniel Hora (Departamento de Artes Visuais), a equipe desenvolve práticas de experimentação em curadoria, a partir da formação teórica e do intercâmbio de experiências relativas à organização de exposições.

 

As atividades do projeto englobam um grupo de estudos, a organização de eventos com conversas e palestras, ações curatoriais e a publicação de informações na internet e mídias sociais. O objetivo deste site é servir como um espaço on-line para o compartilhamento de conteúdos sobre curadoria que têm origem ou são de interesse dos participantes do projeto e do público em geral. 

 

A estratégia proposta pelo site é de agregar múltiplas trajetórias e visões sobre procedimentos que se destacam nas práticas curatoriais contemporâneas. Nosso intuito é mapear esses processos de criação. Para tanto, considera-se que exposições, mostras e outras formas de exibição materializam possibilidades de acontecimento que dão finalidade comunitária à realização dos trabalhos artísticos. É na construção dessas articulações e relações que emergem procedimentos importantes do trabalho da curadoria. Tais práticas são o assunto principal de nosso projeto de extensão. 

 

Registrar análises e promover discussões sobre práticas curatoriais, história das exposições e sistema da arte é o desejo da Plataforma de Curadoria. Realizamos vídeos, conversas, entrevistas, textos e relatos sobre essa temática a partir de eventos que acontecem na Ufes, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, e regiões próximas. Compartilhando os conteúdos de nossas pesquisas e ações, buscamos contribuir para a ampliação das discussões sobre o tema da curadoria para além do espaço da universidade.