CHAMADA DE ENSAIOS
CARTOGRAFIAS DA ARTE
IDENTIDADES, PARTILHAS E AGENCIAMENTOS

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Está aberta a chamada nº 2 para publicações de textos em nosso site.

A Plataforma de Curadoria engloba ações do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria (PROEX-UFES) e do grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea (CNPq/UFES).

Esta convocatória visa reunir pesquisadoras/es de diversas áreas que tenham interesse em publicar ensaios textuais dentro dos seguintes eixos temáticos:

1. PRÁTICAS EXPOSITIVAS, CURATORIAIS E MEMÓRIA DE EXPOSIÇÕES

 

Este eixo procura mapear procedimentos que tratem da multiplicidade dos modos de exibição de arte contemporânea no Brasil e na América Latina. Este eixo visa agregar reflexões articuladas a partir dos encontros que os trabalhos artísticos desenvolvem na esfera pública. Busca-se dar visibilidade e organizar certos rastros acerca dos processos de exibição, compreendendo as especificidades do sistema da arte e produzindo história em diálogo com o presente.

 

Num contexto de redefinições geopolíticas da arte, algumas perguntas que ecoam são: 

Como os processos de exibição da arte dão a ver e ativam continuidades das reflexões provocadas pelos trabalhos artísticos em diversas linguagens e mídias?  ​

 

Como as práticas artísticas são atravessadas por práticas curatoriais com o intuito de tornar público o trabalho artístico? ​

 

Como os diversos agentes e instituições do sistema da arte contribuem para a elaboração das exposições? 

 

Quais são as práticas experimentais que abraçam a radicalidade da arte e as diferentes formas de seu dar a ver? 

 

Como os processos de criação e exibição constroem proposições que fogem dos circuitos hegemônicos da arte?

Com esses questionamentos, são aguardados ensaios que visem aprofundar o conhecimento sobre as Histórias das Exposições e Práticas Curatoriais, buscando discutir sobre a experimentação em processos de exibição em arte contemporânea.

2. POÉTICAS TRANSVERSAIS NA ARTE CONTEMPORÂNEA: MODOS DE FAZER E COMPARTILHAR

Este eixo se dedica ao compartilhamento de processos de criação e projetos em andamento, como forma de propor um movimento de aproximação do diálogo, da escrita e da escuta, no fazer da arte. Mais especificamente, este recorte se abre para o compartilhamento em primeira pessoa de relatos, processos, entrevistas, conversas, ensaios, sobre a prática artística: escrever com o trabalho, escrever sobre o trabalho, escrever como trabalho de arte, num movimento que evoca a autorreflexão e análise crítica de suas autoficções e/ou narrativas pessoais.

 

Por que arte? 

 

Quem são meus pares?

 

Com quem eu falo a partir da minha arte?

 

Muito diferente de uma busca por uma amálgama, um resultado ou uma soma de todas as partes, este eixo se propõe a dar a ver o fluxo, as turbulências, os processos de criação, sejam estes realizados em ateliês, nas ruas, nos quartos, em espaços compartilhados etc.

3. ESTÉTICAS E AGENCIAMENTOS ARTÍSTICO-CULTURAIS EM OU A PARTIR DE PERSPECTIVAS ÉTNICO-RACIAIS

 

Este eixo se realiza ou se apresenta como uma tentativa de articular, decodificar e dar a ver trânsitos identitários e seus atravessamentos artístico-culturais em ou a partir de perspectivas étnico-raciais. Assim, este recorte propõe ir além do coisificar, do despersonalizar e do domesticar, além de ferramentas e táticas de apagamento. A provocação que move este recorte é: como pensar uma curadoria de si? Neste movimento, busca-se articular possibilidades outras de dar a ver narrativas identitárias dissidentes e suas possibilidades de existência além da sobrevivência. 

 

Como existir na brasilidade?

 

Qual o lugar do outro?

 

Que afetos são possíveis e se constroem a partir da minha identidade?

 

Este eixo busca tatear espaços e modos de existência dissidentes sob óticas da produção da arte e da cultura em suas multiplicidades. Espera-se receber ensaios que, a partir de perspectivas étnicos-raciais, apresentem reflexões tanto sobre o processo de criação quanto o de exibição.

Com eixos temáticos amplos, pretendemos expandir nossas redes com as comunidades de dentro e fora da UFES, em um movimento que vá além  dos vetores hegemônicos de saber, buscando potências emergentes no campo da cultura, da arte e da educação.

Diretrizes para autores

A submissão dos textos deverá ser realizada exclusivamente em formato digital, por meio de formulário disponibilizado no site: www.plataformadecuradoria.com. Ao submeter o texto, os autores concordam com a publicação do ensaio no mesmo site.

 

Não serão aceitos textos publicados em outras revistas, periódicos, sites, livros e demais publicações. Cabe aos autores, após a submissão, garantir o ineditismo do conteúdo do texto até o recebimento do parecer.

 

O texto e o uso das imagens e conteúdos audiovisuais submetidos à publicação pela Plataforma de Curadoria é de responsabilidade exclusiva de seus autores. Cabe aos mesmos a propriedade intelectual das ideias que divulgam.

 

Contribuições serão aceitas apenas em Português e Espanhol. A adequação às regras gramaticais da língua portuguesa ou espanhola são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Serão aceitas coautorias envolvendo até 3 pessoas. Apenas uma delas deve submeter o texto em nome do conjunto.

 

O texto deve conter no máximo 8.000 a 16.000 caracteres com espaço.

 

Os trabalhos deverão ser editados em formato .doc, .docx, .odt ou .rtf.

 

Caso o texto contenha imagens ou inserção de mídias sonoras ou audiovisuais, esses recursos deverão se limitar a até 6 unidades. Os arquivos das imagens devem ser preparados em formato .jpeg ou .png e disponibilizados por meio de hiperlink para repositórios de armazenamento (como Google Drive, One Drive, etc). As mídias sonoras ou audiovisuais devem ser encaminhadas a partir de hiperlinks para os seus repositórios de armazenamento, em nuvem, ou plataformas de compartilhamento específicas como Soundcloud, Vimeo ou YouTube, entre outras.

 

O texto aprovado e publicado, caso seja republicado em outro livro ou em periódico, deverá citar em referência a publicação original da Plataforma de Curadoria.

 

O autor se compromete a atender às demandas da comissão de produção da Plataforma de Curadoria, relativas ao texto e às imagens sempre que solicitado, fazendo cumprir sempre o prazo acordado com a equipe.


No ato de submissão do texto, é obrigatório o preenchimento da ficha cadastral com os seguintes dados: Nome completo, e-mail, afiliação (Instituição ou universidade por extenso, Cidade, Sigla do Estado e País), minibio de até 500 caracteres e link para currículo (preferencialmente, o Lattes) de cada autor.

Diretrizes do texto

 

Fonte: Arial ou Times New Roman

Tamanho: 12

Alinhamento: Justificado

Espaçamento entre-linhas: 1,5

Folha: A4

Margens superiores e inferiores: 2,5 cm

Margens direita e esquerda: 3 cm

 

Título: Até 100 caracteres com espaço. Em negrito, alinhado à direita em tamanho 14.

 

Subtítulo: Sem negrito, alinhado à direita em tamanho 12. Dentro dos limites de caracteres do título.

Resumo: de 500 a 800 caracteres (Não incluso na contagem de caracteres do texto).

Citações diretas de até três linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas em fonte Arial, tamanho 11, sem aspas e com recuo à esquerda de 4 cm, entrelinha espaço simples. As referências das citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados, adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, Ano, p. xx).

 

No corpo do texto, títulos de obras, títulos de exposições ou eventos devem vir em itálico. Ambos devem ser acompanhados pela data entre parênteses. Exemplo:

 

Título da obra, Autor, ano. 

Exposição (ano)

 

Notas de rodapé apenas em casos essenciais, limitadas a 250 caracteres cada e 1.000 caracteres no total.

 

A seleção de trabalhos será realizada por um comitê científico formado por pesquisadores membros da equipe do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria e do grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea.

Cronograma

 

As submissões foram prorrogadas para até às 23:59 de 03 de novembro de 2021.

Resultados a partir de 30 de novembro de 2021.

Acesse o formulário de submissão clicando aqui.

CHAMADA DE PROPOSTAS
CURADORIAS EM REDE

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Está aberta a primeira chamada para curadorias em nosso site.

A Plataforma de Curadoria engloba ações do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria (PROEX-UFES) e do grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea (CNPq/UFES).

Nesta primeira convocatória, visamos reunir propostas curatoriais que envolvam processos de criação entre arte contemporânea e cultura popular brasileira, de maneira a propor uma revisão da prática curatorial no âmbito virtual, extrapolando o circuito de arte no Brasil e suas intersecções sociopolíticas. Em poucas palavras: curadorias para dar a ver estruturas, sistemas e identidades.

 

A temática é aberta.

Diretrizes para curadores

 

A submissão das propostas deverá ser realizada exclusivamente em formato digital, por meio de formulário disponibilizado no site: www.plataformadecuradoria.com. Ao submeter, os autores concordam com a publicação da proposta no mesmo site.

Serão aceitas propostas originais ou desdobramentos de propostas já executadas anteriormente em outras ocasiões, desde que tenham sido de autoria do(s) proponente(s). 

 

Cabe aos proponentes, no ato de submissão, enviarem termo(s) de responsabilidade de uso do material presente na proposta. Do mesmo modo, os proponentes devem se responsabilizar pela segurança dos direitos de propriedade intelectual e permissão de reprodução, transmissão e uso de imagens, obras de arte, sons e quaisquer outros materiais de autoria de outras pessoas ou grupos.

 

Todos os elementos textuais das contribuições serão aceitos apenas em Português e Espanhol. A adequação às regras gramaticais da língua portuguesa ou espanhola são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Serão aceitas coautorias. Neste caso, apenas um proponente deve submeter a proposta em nome do conjunto.

A proposta deve conter:

 

- Título da exposição

- Sinopse da proposta curatorial (de 500 a 800 caracteres)

- Breve texto de justificativa para seleção do projeto (máx. 1500 caracteres). Este texto deve apresentar brevemente a pertinência do projeto ou as razões da escolha dos trabalhos ou artistas reunidos na proposta. Essa é a sua hipótese curatorial.

- Título das obras, autor(es), ano e tipo de mídia dos trabalhos (ex: óleo sobre tela, videoperformance, instalação etc).

- Texto curatorial para publicação em sua web-exposição (confira diretrizes específicas abaixo).

- Descreva, em, no máximo, um parágrafo, cada obra ou artista, relacionando essa descrição com o tema da exposição.

- Boneca de diagramação ou projeto expográfico para exibição da curadoria no site. 

- Observação: Para referência, sugerimos que se observe como exemplo os conteúdos da seção Curadorias em rede disponíveis em nosso site. Porém, também estamos abertos a receber propostas para ocupação de páginas do site de outras maneiras. Recomendamos a experimentação com o construtor https://www.wix.com/. Os conteúdos do nosso site são abrigados no servidor desse mesmo serviço.

Os arquivos das imagens devem ser em formato .jpeg ou .png, em boa qualidade para web, e disponibilizadas por meio de hiperlink para repositórios de armazenamento (como Google Drive, One Drive, etc). As mídias sonoras ou audiovisuais devem ser encaminhadas a partir de hiperlinks para os seus repositórios de armazenamento, em nuvem ou plataformas de compartilhamento específicas como Soundcloud, Vimeo ou YouTube, entre outras.

 

O projeto aprovado e publicado, caso seja citado em outros veículos, deverá citar em referência a publicação da Plataforma de Curadoria.

 

O proponente se compromete a atender às demandas da comissão de produção da Plataforma de Curadoria, relativas ao texto e ao material gráfico, sempre que solicitado, fazendo cumprir sempre o prazo acordado com a equipe.

 

No ato de submissão da proposta, é obrigatório o preenchimento da ficha cadastral com os seguintes dados: Nome completo, e-mail, afiliação (caso haja, de instituição ou universidade por extenso, Cidade, Sigla do Estado e País), minibio de até 500 caracteres da equipe envolvida e link para currículo (preferencialmente, o Lattes) de cada autor da curadoria.

 

Se houver, encaminhe endereços do instagram da equipe curatorial e artistas participantes do projeto.

Diretrizes do texto curatorial

 

Formato aberto.

Título de até 100 caracteres com espaço. Em negrito, alinhado à direita em tamanho 14.

 

Subtítulo: Sem negrito, alinhado à direita em tamanho 12. Dentro dos limites de caracteres do título.

 

Citações diretas de até três linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas em fonte Arial, tamanho 11, sem aspas e com recuo à esquerda de 4 cm, entrelinha espaço simples. As referências das citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx) para citações diretas. Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados, adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, ANOa, p. xx).

 

No corpo do texto, títulos de obras, títulos de exposições ou eventos devem vir em itálico. Ambos devem ser acompanhados pela data entre parênteses. Exemplo:

 

Título da obra, Autor, ano. 

Exposição (ano)

 

Notas de rodapé devem ser usadas apenas em casos essenciais, limitadas a 250 caracteres cada e 1.000 caracteres no total.

 

A seleção de trabalhos será realizada por um comitê científico formado por pesquisadores membros da equipe do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria e do grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea.

Cronograma

 

As submissões foram prorrogadas para até às 23:59 de 03 de novembro de 2021.

Resultados a partir de 30 de novembro de 2021.

Produção e publicação prevista para o período entre janeiro e março de 2022.

Acesse o formulário de submissão clicando aqui.

Termo de autorização para uso de mídias: clique aqui e baixe.

CHAMADA DE ENSAIOS
SOBRE CIRCUITOS DA ARTE
MEMÓRIAS E EXPANSÕES

PRAZO DE SUBMISSÕES ENCERRADO

Está aberta a primeira chamada para publicação de textos em nosso site.

A Plataforma de Curadoria é uma ação do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria

(PROEX-UFES/2019). 

Nesta primeira convocatória, visamos reunir pesquisadoras/es de diversas áreas que tenham interesse em publicar ensaios textuais dentro dos seguintes eixos temáticos:

 

Memória de exposições no Brasil com ênfase no Espírito Santo

 

Este eixo procura mapear procedimentos que tratem da multiplicidade dos modos de exibição de arte contemporânea no Brasil com ênfase no Espírito Santo. Pode-se considerar que o trabalho de arte está situado no campo social. A partir disso, este eixo visa agregar reflexões articuladas com a produção histórica e o contato que os trabalhos desenvolvem com elementos que compõem a esfera pública. Busca-se desse modo dar visibilidade e organizar certos rastros acerca das exposições brasileiras, compreendendo as especificidades do seu sistema da arte e produzindo história em diálogo com o presente.

 

Num contexto de redefinições geopolíticas da arte, algumas perguntas que ecoam são: 

Quais são as exposições de arte contemporânea relevantes na História da Arte do Espírito Santo? 

Como as práticas artísticas são atravessadas por práticas curatoriais com o intuito de tornar público o trabalho artístico? 

Como os diversos agentes e instituições do sistema da arte contribuem para a elaboração das exposições? 

Com esses questionamentos, são aguardados ensaios que visem aprofundar o conhecimento sobre as Histórias das Exposições e da Curadoria no Brasil com ênfase no Espírito Santo.

Processos de criação e exibição em arte contemporânea ou novas mídias

Este recorte diz respeito às arqueologias da imagem e do sensorial e modos contemporâneos de dar a ver. Compreende estudos no campo dos processos de criação no que tange à sua relação com o capitalismo tardio, o campo artístico e os modos de exibição da arte em circuitos expandidos, constituídos com as mídias ou articulados em diálogo com os seus usos.

 

Num contexto de fluxos informacionais acelerados, algumas perguntas que ecoam são: 

 

Quais são as práticas experimentais que abraçam a radicalidade da arte e as diferentes formas de seu dar a ver?

 

Como os processos de criação e exibição constroem proposições que fogem dos circuitos hegemônicos da arte?

 

Como tensionar os campos da arte e vida?

 

Por meio dessas reflexões, espera-se receber ensaios que busquem discutir sobre a radicalidade em processos de criação e exibição em arte contemporânea ou novas mídias.

Com eixos temáticos amplos, pretendemos expandir nossas redes com as comunidades de dentro e fora da UFES, em um movimento que vá além  dos vetores hegemônicos de saber, buscando potências emergentes no campo da cultura, da arte e da educação.

Diretrizes para autores

 

A submissão dos textos deverá ser realizada exclusivamente em formato digital, por meio de formulário disponibilizado no site: www.plataformadecuradoria.com. Ao submeter o texto, os autores concordam com a publicação do ensaio no mesmo site.

 

Não serão aceitos textos publicados em outras revistas, periódicos, sites, livros e demais publicações. Cabe aos autores, após a submissão, garantir o ineditismo do conteúdo do texto até o recebimento do parecer.

 

O texto e o uso das imagens e conteúdos audiovisuais submetidos à publicação pela Plataforma de Curadoria é de responsabilidade exclusiva de seus autores. Cabe aos mesmos a propriedade intelectual das ideias que divulgam.

 

Contribuições serão aceitas apenas em Português e Espanhol. A adequação às regras gramaticais da língua portuguesa ou espanhola são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Serão aceitas coautorias envolvendo até 3 pessoas. Apenas uma delas deve submeter o texto em nome do conjunto.

 

O texto deve conter no máximo 8.000 a 12.000 caracteres com espaço.

 

Os trabalhos deverão ser editados em formato .doc, .docx, .odt ou .rtf.

 

Caso o texto contenha imagens ou inserção de mídias sonoras ou audiovisuais, esses recursos deverão se limitar a até 6 unidades. Os arquivos das imagens devem ser em formato .jpeg ou .png e disponibilizadas por meio de hiperlink para repositórios de armazenamento (como Google Drive, One Drive, etc). As mídias sonoras ou audiovisuais devem ser encaminhadas a partir de hiperlinks para os seus repositórios de armazenamento, em nuvem ou plataformas de compartilhamento específicas como Soundcloud, Vimeo ou YouTube, entre outras.

 

O texto aprovado e publicado, caso seja republicado em outro livro ou em periódico, deverá citar em referência a publicação original da Plataforma de Curadoria.

 

O autor se compromete a atender às demandas da comissão de produção da Plataforma de Curadoria, relativas ao texto e às imagens sempre que solicitado, fazendo cumprir sempre o prazo acordado com a equipe.


No ato de submissão do texto, é obrigatório o preenchimento da ficha cadastral com os seguintes dados: Nome completo, e-mail, afiliação (Instituição ou universidade por extenso, Cidade, Sigla do Estado e País), minibio de até 500 caracteres e link para currículo (preferencialmente, o Lattes) de cada autor.

Diretrizes do texto

 

Fonte: Arial ou Times New Roman

Tamanho: 12

Alinhamento: Justificado

Espaçamento entre-linhas: 1,5

Folha: A4

Margens superiores e inferiores: 2,5 cm

Margens direita e esquerda: 3 cm

 

Título: Até 100 caracteres com espaço. Em negrito, alinhado à direita em tamanho 14.

 

Subtítulo: Sem negrito, alinhado à direita em tamanho 12. Dentro dos limites de caracteres do título.

 

Citações diretas de até três linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas em fonte Arial, tamanho 11, sem aspas e com recuo à esquerda de 4 cm, entrelinha espaço simples. As referências das citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados, adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, Ano, p. xx).

 

No corpo do texto, títulos de obras, títulos de exposições ou eventos devem vir em itálico. Ambos devem ser acompanhados pela data entre parênteses. Exemplo:

 

Título da obra, Autor, ano. 

Exposição (ano)

 

Notas de rodapé apenas em casos essenciais, limitadas a 250 caracteres cada e 1.000 caracteres no total.

 

A seleção de trabalhos será realizada por um comitê científico formado por pesquisadores mestres e doutores membros da equipe do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria e do grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea.

Cronograma

 

As submissões serão aceitas até às 23:59 de 16 de fevereiro de 2021.

A seleção dos ensaios acontecerá durante o mês de fevereiro.

Resultados a partir de 11 de março de 2021.