CHAMADA DE PROPOSTAS
CURADORIAS EM REDE

Está aberta a primeira chamada para curadorias em nosso site.

A Plataforma de Curadoria engloba ações do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria (PROEX-UFES) e do grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea (CNPq/UFES).

Nesta primeira convocatória, visamos reunir propostas curatoriais que envolvam processos de criação entre arte contemporânea e cultura popular brasileira, de maneira a propor uma revisão da prática curatorial no âmbito virtual, extrapolando o circuito de arte no Brasil e suas intersecções sociopolíticas. Em poucas palavras: curadorias para dar a ver estruturas, sistemas e identidades.

 

A temática é aberta.

Diretrizes para curadores

 

A submissão das propostas deverá ser realizada exclusivamente em formato digital, por meio de formulário disponibilizado no site: www.plataformadecuradoria.com. Ao submeter, os autores concordam com a publicação da proposta no mesmo site.

Serão aceitas propostas originais ou desdobramentos de propostas já executadas anteriormente em outras ocasiões, desde que tenham sido de autoria do(s) proponente(s). 

 

Cabe aos proponentes, no ato de submissão, enviarem termo(s) de responsabilidade de uso do material presente na proposta. Do mesmo modo, os proponentes devem se responsabilizar pela segurança dos direitos de propriedade intelectual e permissão de reprodução, transmissão e uso de imagens, obras de arte, sons e quaisquer outros materiais de autoria de outras pessoas ou grupos.

 

Todos os elementos textuais das contribuições serão aceitos apenas em Português e Espanhol. A adequação às regras gramaticais da língua portuguesa ou espanhola são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Serão aceitas coautorias. Neste caso, apenas um proponente deve submeter a proposta em nome do conjunto.

A proposta deve conter:

 

- Título da exposição

- Sinopse da proposta curatorial (de 500 a 800 caracteres)

- Breve texto de justificativa para seleção do projeto (máx. 1500 caracteres). Este texto deve apresentar brevemente a pertinência do projeto ou as razões da escolha dos trabalhos ou artistas reunidos na proposta. Essa é a sua hipótese curatorial.

- Título das obras, autor(es), ano e tipo de mídia dos trabalhos (ex: óleo sobre tela, videoperformance, instalação etc).

- Texto curatorial para publicação em sua web-exposição (confira diretrizes específicas abaixo).

- Descreva, em, no máximo, um parágrafo, cada obra ou artista, relacionando essa descrição com o tema da exposição.

- Boneca de diagramação ou projeto expográfico para exibição da curadoria no site. 

- Observação: Para referência, sugerimos que se observe como exemplo os conteúdos da seção Curadorias em rede disponíveis em nosso site. Porém, também estamos abertos a receber propostas para ocupação de páginas do site de outras maneiras. Recomendamos a experimentação com o construtor https://www.wix.com/. Os conteúdos do nosso site são abrigados no servidor desse mesmo serviço.

Os arquivos das imagens devem ser em formato .jpeg ou .png, em boa qualidade para web, e disponibilizadas por meio de hiperlink para repositórios de armazenamento (como Google Drive, One Drive, etc). As mídias sonoras ou audiovisuais devem ser encaminhadas a partir de hiperlinks para os seus repositórios de armazenamento, em nuvem ou plataformas de compartilhamento específicas como Soundcloud, Vimeo ou YouTube, entre outras.

 

O projeto aprovado e publicado, caso seja citado em outros veículos, deverá citar em referência a publicação da Plataforma de Curadoria.

 

O proponente se compromete a atender às demandas da comissão de produção da Plataforma de Curadoria, relativas ao texto e ao material gráfico, sempre que solicitado, fazendo cumprir sempre o prazo acordado com a equipe.

 

No ato de submissão da proposta, é obrigatório o preenchimento da ficha cadastral com os seguintes dados: Nome completo, e-mail, afiliação (caso haja, de instituição ou universidade por extenso, Cidade, Sigla do Estado e País), minibio de até 500 caracteres da equipe envolvida e link para currículo (preferencialmente, o Lattes) de cada autor da curadoria.

 

Se houver, encaminhe endereços do instagram da equipe curatorial e artistas participantes do projeto.

Diretrizes do texto curatorial

 

Formato aberto.

Título de até 100 caracteres com espaço. Em negrito, alinhado à direita em tamanho 14.

 

Subtítulo: Sem negrito, alinhado à direita em tamanho 12. Dentro dos limites de caracteres do título.

 

Citações diretas de até três linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas em fonte Arial, tamanho 11, sem aspas e com recuo à esquerda de 4 cm, entrelinha espaço simples. As referências das citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx) para citações diretas. Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados, adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, ANOa, p. xx).

 

No corpo do texto, títulos de obras, títulos de exposições ou eventos devem vir em itálico. Ambos devem ser acompanhados pela data entre parênteses. Exemplo:

 

Título da obra, Autor, ano. 

Exposição (ano)

 

Notas de rodapé devem ser usadas apenas em casos essenciais, limitadas a 250 caracteres cada e 1.000 caracteres no total.

 

A seleção de trabalhos será realizada por um comitê científico formado por pesquisadores membros da equipe do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria e do grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea.

Cronograma

 

As submissões foram prorrogadas para até às 23:59 de 03 de novembro de 2021.

Resultados a partir de 30 de novembro de 2021.

Produção e publicação prevista para o período entre janeiro e março de 2022.

Acesse o formulário de submissão clicando aqui.

Termo de autorização para uso de mídias: clique aqui e baixe.