CHAMADA DE ENSAIOS
CARTOGRAFIAS DA ARTE
IDENTIDADES, PARTILHAS E AGENCIAMENTOS
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Está aberta a chamada nº 2 para publicações de textos em nosso site.
A Plataforma de Curadoria engloba ações do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria (PROEX-UFES) e do grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea (CNPq/UFES).
Esta convocatória visa reunir pesquisadoras/es de diversas áreas que tenham interesse em publicar ensaios textuais dentro dos seguintes eixos temáticos:
1. PRÁTICAS EXPOSITIVAS, CURATORIAIS E MEMÓRIA DE EXPOSIÇÕES
Este eixo procura mapear procedimentos que tratem da multiplicidade dos modos de exibição de arte contemporânea no Brasil e na América Latina. Este eixo visa agregar reflexões articuladas a partir dos encontros que os trabalhos artísticos desenvolvem na esfera pública. Busca-se dar visibilidade e organizar certos rastros acerca dos processos de exibição, compreendendo as especificidades do sistema da arte e produzindo história em diálogo com o presente.
Num contexto de redefinições geopolíticas da arte, algumas perguntas que ecoam são:
Como os processos de exibição da arte dão a ver e ativam continuidades das reflexões provocadas pelos trabalhos artísticos em diversas linguagens e mídias?
Como as práticas artísticas são atravessadas por práticas curatoriais com o intuito de tornar público o trabalho artístico?
Como os diversos agentes e instituições do sistema da arte contribuem para a elaboração das exposições?
Quais são as práticas experimentais que abraçam a radicalidade da arte e as diferentes formas de seu dar a ver?
Como os processos de criação e exibição constroem proposições que fogem dos circuitos hegemônicos da arte?
Com esses questionamentos, são aguardados ensaios que visem aprofundar o conhecimento sobre as Histórias das Exposições e Práticas Curatoriais, buscando discutir sobre a experimentação em processos de exibição em arte contemporânea.
2. POÉTICAS TRANSVERSAIS NA ARTE CONTEMPORÂNEA: MODOS DE FAZER E COMPARTILHAR
Este eixo se dedica ao compartilhamento de processos de criação e projetos em andamento, como forma de propor um movimento de aproximação do diálogo, da escrita e da escuta, no fazer da arte. Mais especificamente, este recorte se abre para o compartilhamento em primeira pessoa de relatos, processos, entrevistas, conversas, ensaios, sobre a prática artística: escrever com o trabalho, escrever sobre o trabalho, escrever como trabalho de arte, num movimento que evoca a autorreflexão e análise crítica de suas autoficções e/ou narrativas pessoais.
Por que arte?
Quem são meus pares?
Com quem eu falo a partir da minha arte?
Muito diferente de uma busca por uma amálgama, um resultado ou uma soma de todas as partes, este eixo se propõe a dar a ver o fluxo, as turbulências, os processos de criação, sejam estes realizados em ateliês, nas ruas, nos quartos, em espaços compartilhados etc.
3. ESTÉTICAS E AGENCIAMENTOS ARTÍSTICO-CULTURAIS EM OU A PARTIR DE PERSPECTIVAS ÉTNICO-RACIAIS
Este eixo se realiza ou se apresenta como uma tentativa de articular, decodificar e dar a ver trânsitos identitários e seus atravessamentos artístico-culturais em ou a partir de perspectivas étnico-raciais. Assim, este recorte propõe ir além do coisificar, do despersonalizar e do domesticar, além de ferramentas e táticas de apagamento. A provocação que move este recorte é: como pensar uma curadoria de si? Neste movimento, busca-se articular possibilidades outras de dar a ver narrativas identitárias dissidentes e suas possibilidades de existência além da sobrevivência.
Como existir na brasilidade?
Qual o lugar do outro?
Que afetos são possíveis e se constroem a partir da minha identidade?
Este eixo busca tatear espaços e modos de existência dissidentes sob óticas da produção da arte e da cultura em suas multiplicidades. Espera-se receber ensaios que, a partir de perspectivas étnicos-raciais, apresentem reflexões tanto sobre o processo de criação quanto o de exibição.
Com eixos temáticos amplos, pretendemos expandir nossas redes com as comunidades de dentro e fora da UFES, em um movimento que vá além dos vetores hegemônicos de saber, buscando potências emergentes no campo da cultura, da arte e da educação.
Diretrizes para autores
A submissão dos textos deverá ser realizada exclusivamente em formato digital, por meio de formulário disponibilizado no site: www.plataformadecuradoria.com. Ao submeter o texto, os autores concordam com a publicação do ensaio no mesmo site.
Não serão aceitos textos publicados em outras revistas, periódicos, sites, livros e demais publicações. Cabe aos autores, após a submissão, garantir o ineditismo do conteúdo do texto até o recebimento do parecer.
O texto e o uso das imagens e conteúdos audiovisuais submetidos à publicação pela Plataforma de Curadoria é de responsabilidade exclusiva de seus autores. Cabe aos mesmos a propriedade intelectual das ideias que divulgam.
Contribuições serão aceitas apenas em Português e Espanhol. A adequação às regras gramaticais da língua portuguesa ou espanhola são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Serão aceitas coautorias envolvendo até 3 pessoas. Apenas uma delas deve submeter o texto em nome do conjunto.
O texto deve conter no máximo 8.000 a 16.000 caracteres com espaço.
Os trabalhos deverão ser editados em formato .doc, .docx, .odt ou .rtf.
Caso o texto contenha imagens ou inserção de mídias sonoras ou audiovisuais, esses recursos deverão se limitar a até 6 unidades. Os arquivos das imagens devem ser preparados em formato .jpeg ou .png e disponibilizados por meio de hiperlink para repositórios de armazenamento (como Google Drive, One Drive, etc). As mídias sonoras ou audiovisuais devem ser encaminhadas a partir de hiperlinks para os seus repositórios de armazenamento, em nuvem, ou plataformas de compartilhamento específicas como Soundcloud, Vimeo ou YouTube, entre outras.
O texto aprovado e publicado, caso seja republicado em outro livro ou em periódico, deverá citar em referência a publicação original da Plataforma de Curadoria.
O autor se compromete a atender às demandas da comissão de produção da Plataforma de Curadoria, relativas ao texto e às imagens sempre que solicitado, fazendo cumprir sempre o prazo acordado com a equipe.
No ato de submissão do texto, é obrigatório o preenchimento da ficha cadastral com os seguintes dados: Nome completo, e-mail, afiliação (Instituição ou universidade por extenso, Cidade, Sigla do Estado e País), minibio de até 500 caracteres e link para currículo (preferencialmente, o Lattes) de cada autor.
Diretrizes do texto
Fonte: Arial ou Times New Roman
Tamanho: 12
Alinhamento: Justificado
Espaçamento entre-linhas: 1,5
Folha: A4
Margens superiores e inferiores: 2,5 cm
Margens direita e esquerda: 3 cm
Título: Até 100 caracteres com espaço. Em negrito, alinhado à direita em tamanho 14.
Subtítulo: Sem negrito, alinhado à direita em tamanho 12. Dentro dos limites de caracteres do título.
Resumo: de 500 a 800 caracteres (Não incluso na contagem de caracteres do texto).
Citações diretas de até três linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas em fonte Arial, tamanho 11, sem aspas e com recuo à esquerda de 4 cm, entrelinha espaço simples. As referências das citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados, adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, Ano, p. xx).
No corpo do texto, títulos de obras, títulos de exposições ou eventos devem vir em itálico. Ambos devem ser acompanhados pela data entre parênteses. Exemplo:
Título da obra, Autor, ano.
Exposição (ano)
Notas de rodapé apenas em casos essenciais, limitadas a 250 caracteres cada e 1.000 caracteres no total.
A seleção de trabalhos será realizada por um comitê científico formado por pesquisadores membros da equipe do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria e do grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea.
Cronograma
As submissões foram prorrogadas para até às 23:59 de 03 de novembro de 2021.
Resultados a partir de 30 de novembro de 2021.