top of page

Ben.tosco: O alter ego

Texto produzido em 6 de julho de 2023 às 16:52

O próprio

Sou nortenho do Espírito Santo, nascido durante a geração Z. Nas últimas duas décadas o desenho encontra-se como o meu principal meio de expressão. Na pintura, faço como se estivesse desenhando e nos outros meios, também, acabei seguindo esse mesmo processo.

Aqui neste breve texto depositarei alguns dos meus recentes trabalhos no formato digital.

/imagem: Autorretrato maio 2023


Duck is life

Uma série de estudos que fiz para tentar desenvolver meu processo no digital. O pato foi uma escolha aleatória, porém se tornou parte da minha identidade visual até o momento. Futuramente não sei se irei usá-lo novamente.


Pintura de paisagem no digital

Uma série de estudos que fiz para tentar desenvolver meu processo de pintura digital. Atualmente vejo que foram os passos importantes para entender melhor sobre as cores RGB e CMKY.


Capas de livros

As primeiras capas - Terra sutra - é um trabalho não publicado e não concluido, desenvolvido durante minha graduação em artes visuais. A obra é um estudo de ecologia, que traça as relações do homem com os seres vivos ou com o meio orgânico ou inorgânico no qual vivem. Tendo como principal objetivo mostrar como o homo sapiens tem tesão na destruição do meio ambiente para adquirir seus anseios carnais.

O livro usa praticamente a mesma estrutura formal da sua referência direta, a Kama Sutra de Vatsiaiana. Sendo dividido em 100 formas de foder com o ecossistema. Porém ao invés de ser um trabalho sobre amor e sexo, é uma obra que trata sobre o gozo na violencia e como essas relações de destruição trazem a satisfação.

A segunda capa - El Barón de la empada - é um trabalho não publicado e não concluído, desenvolvido durante minha graduação em artes visuais. É uma história em quadrinhos de um vendedor de empadas que saiu de uma pequena cidade no interior do ES para se tornar história de jornal.

Recorte das manchetes

O trabalho foi desenvolvido durante a matéria de Multimeios, é uma intervenção nos santinhos e panfletos de políticos. A ação por meio de dobradura teve objetivo de ridicularizar os retratos.

Sobre a questão moral deste ato, em momento nenhum pretendi ferir ou ofender nenhum dos envolvidos. O Objetivo foi testar as possibilidades plásticas do material gráfico.

Modelagem 3D de igrejas

Um estudo que fiz para tentar desenvolver minha modelagem 3D. As duas obras foram feitas no programa sketchup.

A modelagem foi baseada na igreja Matriz de São Mateus e na capela Nossa Senhora dos Navegantes. As duas construções estão localizadas na minha cidade natal, São Mateus-ES.

Projeto final de renderização:

Trabalhos atuais

Esses trabalhos infelizmente não têm nada a ver com a proposta da disciplina de poéticas digitais, porém são os últimos trabalhos que eu produzi.



Por: Gabriel Beninca Toscano.







Comentários


bottom of page