top of page

Conversas sobre Musealização e Arte Postal com Jessica Dalcolmo



Na conversa "Institucionalizando o transitório: um estudo sobre arte postal", Jessica Dalcolmo apresenta sua pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Artes da UFES, sob orientação da Profa. Dra. Almerinda da Silva Lopes.


Jessica contextualiza reflexões sobre processos e impasses da musealização perante a arte contemporânea; comenta sobre Arte Postal e comunicação marginal; e, por fim, discute a Coleção de Arte Postal da XVI Bienal de São Paulo (1981) e sua salvaguarda.


Jessica Dalcolmo é Mestra em Estudos em História, Crítica e Teoria da Arte pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UFES. Bacharela em Museologia pela UFOP. Tem experiência na área de Museologia em arcabouço teórico-metodológico interdisciplinar, com ênfase em: musealização da arte contemporânea; documentação; história de arte; curadoria; sociomuseologia; patrimônio cultural e museografia.


Conversa realizada no dia 07 de outubro de 2020.


O evento, realizado em plataforma digital, foi uma ação do grupo de estudos do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria (Universidade Federal do Espírito Santo) e foi promovido em parceria com o grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea (CNPq/UFES).

bottom of page