top of page

Laboratório Criação de Exposição

com Adriana Magro, Flora Gurgel, Lívia Egger, Victoria Pianca, Wérllen Castro e Yiftah Peled

O LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO propôs durante quatro encontros semanais, conversas que teve o objetivo de dar a ver a complexidade de se organizar uma exposição: processos artísticos, curadoria, produção, educativo, expografia, design e catálogo. Para tanto, apresentou um estudo de caso da mostra “Os sonhos de quem estamos sonhando” do artista Yiftah Peled que ocorreu no MAES (Vitória-ES) entre 28 de setembro e 28 de novembro de 2021.

Dentro das atividades do Laboratório, ocorreu o primeiro encontro com o artista e professor Yiftah Peled, que apresentou os processos de criação da exposição.


O encontro foi realizado no dia 24 de novembro de 2021.



No segundo encontro, recebemos a arquiteta Flora Gurgel, que falou sobre o desenvolvimento da expografia da exposição.


O encontro foi realizado no dia 01 de dezembro de 2021.



Durante o terceiro encontro, receberemos a produtora Lívia Egger, o designer gráfico Wérllen Castro e a editora Victoria Pianca. Eles conversaram sobre o desenvolvimento da produção, identidade visual e o catálogo da exposição.


O encontro foi realizado no dia 08 de dezembro de 2021.



No quarto e último encontro, recebemos a educadora Adriana Magro, que falou um pouco sobre o desenvolvimento da proposta educativa da exposição.


O encontro foi realizado no dia 15 de dezembro de 2021.



Sobre o artista

Yiftah Peled (Tivon, Israel, 1964) trabalha em múltiplas direções - esculturas, instalações, múltiplos, fotografias, objetos, performances, intervenções urbanas, projetos participativos e projetos curatoriais experimentais. Seu trabalho foi exposto na 22o. Bienal de São Paulo (1994), no Panorama de Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna - MAM / SP (1999, 2005, 2010), no Projeto Parede / Projeto Parede - MAM / SP (2011), no São Bienal Internacional de Arquitetura de Paulo (2019) e no Festival de Performance Verbo na Galeria Vermelho, SP (2005, 2008, 2019).

Desde 2012, é Professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo, Doutor em Poéticas Visuais pela ECA-USP. e realizou Pós-doutorado na ECA-USP (2020)


Sobre os convidados

Flora Gurgel é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019) e pesquisa áreas de interseção entre arquitetura e artes visuais, com destaque para o campo da expografia. Desenvolve projetos expográficos e atua na concepção e produção de projetos culturais. Atualmente é Assistente de Curadoria no Museu da Pessoa.

Seus trabalhos mais recentes estão disponíveis em floragurgel.cargo.site


Victoria Pianca é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduanda em Design Gráfico na Extecamp/Unicamp. Durante a graduação, desenvolveu pesquisa de iniciação científica sobre atenção e práticas de leitura e criou o projeto gráfico e ilustrações para o livro infantil Uma Viagem de Tartaruga. Atua desde 2020 como designer e editora freelancer em projetos diversos e é membro do coletivo editorial Borda.

Werllen Castro é designer gráfico formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009), especialista em publicações editoriais e identidade visual para eventos, filmes e álbuns musicais. Desenvolve estudos nas áreas de tipografia, lettering, caligrafia e programação criativa. Sócio do Estúdio Monomotor entre 2016 e 2020 e membro do coletivo editorial Borda, com foco em publicações independentes.

Seus trabalhos mais recentes estão disponíveis no site: be.net/werls


Adriana Magro é Professora associada II do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação da Ufes. Pesquisa a produção de sentido do ensino de arte em espaços extra escolares, atua principalmente nos seguintes temas: educação, arte e semiótica discursiva. É membro dos grupos de pesquisa GEPEL (Ufes) e GPARTEDU (Usp). Graduada em Educação artística, especialista em História da arte: modernidade e pós modernidade, mestre e doutora em educação. Fez estágio doutoral na L’Università Sapienza di Roma.

bottom of page