Organização e nota curatorial: Daniel Hora e Karyne Berger Miertschink
Os trabalhos reunidos aqui resultam de estudos e práticas realizadas por 19 estudantes de graduação em artes da Ufes, durante o primeiro semestre de 2022 na disciplina de Poéticas Digitais. O conjunto abrange 9 produções de autoria individual e 5 de autoria dupla. São apresentadas propostas de web arte e portfólios virtuais, organizados a partir de processos criativos em outras linguagens.
As características comuns dos trabalhos são o uso da hipermídia digital e a performatividade da circulação em rede. Em sua composição para a web, os trabalhos exploram recursos de design de interfaces eletrônicas, como a diagramação, a navegação por links e os efeitos dinâmicos. Encontramos obras ancoradas em técnicas diversas como o desenho, pintura e colagem digital, a animação, a fotografia, a performance e o audiovisual.
Cada trabalho reflete as experiências culturais e o interesse de cada artista-estudante. Podemos observar indagações sobre o mundo contemporâneo pós-pandêmico, marcado pelo aprofundamento de tensões sociais e ambientais, e a ubiquidade de tecnologias de informação e comunicação baseadas em algoritmos.
A desestabilização de conceitos e as polêmicas da sociedade em rede predominam como assuntos de reflexão. Assim, transitamos entre o factual, o fantasioso e o falsificado. A vitalidade, o automatismo da inteligência artificial e os seus hibridismos. Os corpos, a subjetividade e a imagem. O valor de troca, o valor de uso e a especulação financeira na época dos NFTs.
Participantes:
Andressa Chiabai Velten
Barbara Possatti Barbosa
Beatriz Fonseca Barbosa Soares
Brenda da Silva Lanes de Brito
Cleyton Almeida Mangueira
Derek Oliveira de Almeida
Diego Netto Santos
Emilly Cani Vitalino
Gabrielle Costa Dias
Graziela Ferreira Ribeiro
Guilherme Gonçalves Schmittel
Isabella Brunetti de Campos
Luciano Henrique Pereira
Lucio Mariano de Oliveira
Maria Fernanda Sabine Santana
Natalia dos Santos Pereira
Rafael Rodrigues da Silva
Sabrina Ruela Ribeiro
Samylla Oliveira Mendes
Ambos2, Bella e Rafa (Ambos2), 2022 https://ambosdois.wixsite.com/ambos2 https://ambosdois.wixsite.com/canceriscoming
sinopse
Elaboração conceitual e artística de capas de álbuns e peças promocionais para uma banda inexistente, nomeada ‘Ambos2’. Cada proposta é feita com diferentes tipos de arte digital: vetor, GIF, colagem digital, etc. Como portfólio de apresentação para as obras, o site da banda inclui mockups e biografia dos músicos fictícios. As referências para o projeto são variadas, abrangendo o design de capas de álbuns de diferentes décadas. Como se cada álbum correspondesse a um gênero musical distinto, cada arte é pensada em uma estética específica. A primeira produção, nomeada "Pru[dance]", foi feita com desenho vetorial, modificado no Illustrator e Photoshop. Essa imagem deu início ao projeto, ao notarmos que parecia muito com uma capa para um álbum de música disco dos anos 1980. A segunda produção, "Millennial Fever", é uma colagem digital com recortes retirados de diferentes bancos de imagens, que lembra a estética dos anos 1990-2000. Já a terceira produção é um GIF e representa um pre-save de um álbum, "Under 8een", feito com uma fotografia autoral e novamente recortes e PNGs de bancos de imagens. Por fim, "Cvncer", foi pensado como um álbum-enigma, que envolve um site elaborado para a resolução de charadas que levam à sua divulgação.
Dissonante, Diego Santos e Brenda, 2022 https://kwonbre.wixsite.com/diego-e-brenda
sinopse
O trabalho tem como ideia principal expor a dualidade entre os trabalhos dos 2 artistas envolvidos, em todas as suas técnicas e cores. Além disso, foram utilizadas como inspiração para criação das obras, obras e estilos de artistas clássicos renomados, misturadas à tecnologia por meio do uso da geração de imagens por inteligência artificial.
Falsificado, Lucio Mariano, 2022 https://lucioolivira.wixsite.com/falsificado
sinopse
A proposta do site é brincar com os usos da imagem e fazer pensar sobre o poder de validação que elas exercem sobre o real e a falso.
homônimo, colagem, BF, 2022 https://bfjvrbf.wixsite.com/bfbs
sinopse
O conjunto de projetos dentro do site se referem a duas imagens, um gif e uma colagem produzida a partir de elementos gráficos diversos, como textos, imagens e efeitos. A produção é inspirada no filme "Miss Peregrine's Home for Peculiar Children".
In a Kraft, cleyton_honey505, 2022 http://inakraft.ml
sinopse
O site apresenta uma galeria de imagens, animações e jogos como em uma caixa, daí o nome escolhido in a Kraft. O site é atualizado constantemente, dependendo do desenvolvimento artístico digital do artista e da criatividade do momento.
Loja de 0,00017 BTC, Guilherme Gonçalves Schmittel e Graziela Ferreira Ribeiro, 2022, web arte https://guilhermeschmittel.wixsite.com/loja-do-0-000017
sinopse
A proposta do trabalho é provocar a reflexão sobre as perspectivas de "valor" dos objectos digitais listados como NFTs (tokens não fungíveis). A loja virtual é uma alusão caricata às populares "lojas de R$ 1,99". Esta quantia aparece no título do projeto convertida a 0,000017 Bitcoin, o valor equivalente em criptomoeda na época de realização do trabalho. Nas lojas populares é comum a venda de versões baratas de produtos famosos mais caros. Dentro de um contexto de alta reprodutibilidade e da apropriação na internet, o trabalho sugere pensar sobre como e quanto a blockchain pode interferir em práticas de produção e consumo cultural.
Não vão nos calar agora!, Romper O Silêncio, 2022, web arte https://naovaonoscalaragora.wixsite.com/romperosilencio
sinopse
O projeto visa contribuir para suscitar a reflexão sobre processos identitários em pauta na universidade. O silenciamento de categorias sociais verificado no campo das artes é confrontado por gravações de áudio de artistas que compõem o chamado artivismo, dedicado a trabalhos voltados à resistência. Utilizou-se como artifício a criação de lambe-lambes, condicionando a elaboração do layout aos elementos de mídia, envolvendo áudios e galeria de imagens. Por fim, a composição se deu de forma sucinta, direcionando o foco para o conteúdo exposto, evidenciado, em sua maioria, pela cor vermelha, em contraste com o fundo branco. Por fim, o resultado é uma curadoria on-line, que expõe não apenas o trabalho de artistas, mas também aquilo que fomenta sua ação ativista.
Overlay Over The World, Calêndula, 2022, web arte https://gabrielledias8.wixsite.com/overlay-over-the-wor
sinopse
O trabalho tem como linguagem a sobreposição de camadas de imagens de pontos turísticos e situações do cotidiano, com o uso de softwares de edição de imagens. As imagens foram obtidas em bancos de dados na internet, com a inclusão de fotografias da própria artista. As composições resultam em lugares híbridos, que não poderiam existir de outra maneira.
Padrão Perfeito Monstro, Natalia Pereira, 2022, web arte https://tatasantos21.wixsite.com/my-site-1
sinopse
O site resulta de um processo criativo desenvolvido pela artista há bastante tempo. As construções de corpos isolados em capas de revistas são aglutinadas em uma obra pautada pela interação. Padrão Perfeito Monstro é uma crítica aos impossíveis requisitos de beleza exigidos das mulheres em todas as partes do mundo. Diferentes mulheres com vários padrões estéticos, algumas conhecidas e outras anônimas, foram recortadas e reunidas em uma espécie de Frankenstein.
Páginas, Derek, 2022, web arte https://circomambembe.wixsite.com/instrat https://impossiveltracejar.wixsite.com/ovento https://giroscopioinato.wixsite.com/eim-vel https://subaserio.wixsite.com/ruadosventosingratos
sinopse
"A proposta é o que é, não é prévia, não foi proposta, é latente, é póstuma! Só você vai saber a proposta! É como tentar escrever sobre o número de vermes que vão cavar sulcos no seu cadáver! Impreciso! Mas é meio poesia. Em páginas (título). E esse é o máximo de proposta".
Portfólio, Bárbara Possatti e Emilly Cani, 2022, web arte https://emillyvitalino.wixsite.com/withbarbarapossatti
sinopse
Neste portfólio digital compartilhado, encontra-se a união de atividades e ilustrações realizadas ao longo do primeiro semestre de 2022, incluindo exercícios em disciplinas e propostas livres. No site foram inseridas as imagens de forma que o espectador tenha uma visualização diversificada dos trabalhos. Algumas das imagens possuem links que levam ao Instagram, em contas em que elas estão postadas. Além disso, as páginas do site possuem botões de acesso com fontes iguais às do título e as que constam nas imagens. Em uma dessas abas é possível visualizar uma pequena descrição de cada uma das artistas.
Portfólio de fotografia: projeto máscara, Samylla OM, 2022, web arte https://samyllamendes75.wixsite.com/samyllaom
sinopse
Portfólio de artista composto por trabalhos do projeto Máscara#3. Trata-se do terceiro módulo de uma performance fotográfica com o mesmo título. O objetivo foi de criar um site voltado simplificado, com poucos efeitos visuais, além da transição em efeito slide. Ao passar o mouse pelas fotografias, é possível visualizar os títulos de cada imagem. O site possui um menu, para acesso a fotos de autorretrato, texto de descrição conceitual e informações sobre a artista. A escolha de um design simples, sem cores fortes e sem muitos efeitos ou animações, foi para dar foco ao conteúdo visual e textual do projeto.
Praias da Arte, Luciano Pereira & Sabrina Ruela, 2022, web arte https://praiasdaarte.wixsite.com/homepage
sinopse
O site reúne produções artísticas de Luciano e Sabrina. A página de entrada apresenta uma composição com colagem de figuras. O programa Synfig foi utilizado para a animação de uma bola de futebol dentro da cena. Os links da página inicial levam às seções com os trabalhos de cada artista. A seção de Luciano conduz a trabalhos envolvendo técnicas de desenho em folha de acetato, digitalizados e editados; colagens em editores de imagem; GIFs; e poly arte. A seção de Sabrina contém três conjuntos, incluindo colagens, ilustrações, e um desenho de relevo topográfico.
sinapse, Fernanda Sabine, 2022, web arte https://fernandasabine1.wixsite.com/sinapse
sinopse
O site é como um diário de uma pessoa fictícia. Tudo o que capta seu interesse é reunido em suas páginas. O resultado é bem bagunçado, com links perdidos e sem uma estética padronizada. O trabalho remete a um mapa mental, como se representasse o cérebro da personagem imaginada, conectando imagens que fazem referência a memórias e sentimentos. Como recurso de navegação, o site utilizada links sob imagens, que conduzem para outras páginas com obras que variam entre fotos, vídeos, GIFs e textos. A produção é inspirada em sites como https://mouchette.net, http://www.teleportacia.org/war e www.marisaolson.com.