top of page

Conversas com Gabriel Menotti



Neste encontro do LABORATÓRIO CURADORIA E ARTE CONTEMPORÂNEA, o curador Gabriel Menotti apresenta o projeto Museu Sem Paredes, realizado em 2021, via Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio del Santo - MAES. Também discute-se a proposição Reconsistências Sensoriais, audioguias de visitas guiadas realizados pela equipe da Plataforma de Curadoria para o Museu sem Paredes.


Segundo a nota curatorial disponível no site do projeto:


[...]como pode o museu simultaneamente aderir à pluralidade das redes e configurar um espaço de resistência aos caprichos corporativos dos seus algoritmos? O projeto Museu Sem Paredes busca explorar essas questões a partir da recente reabertura do Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio del Santo, o MAES, após uma reforma que recuperou elementos da sua arquitetura original e franqueou o espaço museográfico às particularidades do entorno. Como um literal museu sem paredes, com as janelas abertas ao centro da cidade de Vitória, o MAES nos serve de inspiração para sondar os modos pelos quais a instituição de arte opera, dentro e fora do próprio edifício, como um sistema de representação e discursos.

Gabriel Menotti possui pós doutorado em mídia e comunicações e atua como professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor assistente em curadoria e imagem em movimento na Queen's University, em Ontário (Canadá). Dentre seus livros publicados, o mais recente é 'Practices of Projection: Histories and Technologies' (Oxford University Press, 2020), co-editado com Virginia Crisp. Coordena a rede de pesquisa e festival Besides the Screen.


A conversa foi realizada no dia 02 de agosto de 2021.


O evento, realizado em plataforma digital, foi parte da ação LABORATÓRIO CURADORIA E ARTE CONTEMPORÂNEA do grupo de estudos do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria (Universidade Federal do Espírito Santo) e foi promovido em parceria com o grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea (CNPq/UFES).

bottom of page