top of page

Reconsistências Sensoriais: audioguias de visitas guiadas ao Museu sem Paredes (2021, MAES)

RECONSISTÊNCIAS SENSORIAIS é uma exposição virtual em formato de audioguia que explora de maneiras distintas a materialidade e sensorialidade de um museu arquetípico e utópico. Situada no contexto da recente reforma do Museu de Arte do Espírito Santo, a proposta se estabelece como um híbrido de crítica institucional e ensaio afetivo e especulativo. Ela aborda a espacialidade e temporalidade da situação expositiva, com seu dentro e fora, propondo uma interação com ausências a partir de um mergulho nas percepções sobre objetos artísticos e sua ambientação. Com isso, busca-se despertar reflexões sobre memórias e expectativas associadas às múltiplas camadas e elementos que configuram o museu.

Reconsistências sensoriais: Materialidades, Afetos, Circuitos Vozes: Hugo de Sousa Bello e Stéfany Pereira da Silva

Reconsistências sensoriais: Vagar por um Abrigo Voz: Bárbara Saldanha Bragato

Reconsistências sensoriais: do Museu de Volta à Cidade Vozes: Flávia Dalla Bernardina e Lília Márcia Pessanha

Equipe de criação do audioguia: Ananda Carvalho, Daniel Hora, Bárbara Saldanha Bragato, Elvys Souza Chaves, Flávia Dalla Bernardina, Hugo de Sousa Bello, Jéssica Dalcolmo, Lília Márcia Pessanha, Phoebe Coiote Degobi e Stéfany Pereira da Silva.


Desenho sonoro e edição: Luiz Will Gama a partir do Roteiro de Stéfany Pereira da Silva.


Apresentação: Natália Dornelas.


Estes e outros audioguias nomeados como Visitas Guiadas "fantasiam novas exposições para o Museu de Arte do Espírito Santo. In loco ou à distância, o ouvinte é instigado a explorar o que poderia ser do espaço de representação oficial do Estado se ele fosse conduzido por outras instituições, de outras formas ou em outros momentos" (Gabriel Menotti, 2021).


Reconsistências Sensoriais foi realizada pela Plataforma de Curadoria para a exposição virtual Museus sem Paredes, curadoria de Gabriel Menotti no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio del Santo (MAES), selecionada no Edital 019/2018 – Exposições de Artes Visuais, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.


bottom of page